A Anis surgiu em 2015, como resultado de um coletivo que se opôs fortemente aos termos das reestruturações feitas neste ano e em 2016, nas carreiras de Nível Universitário da Administração e Saúde.
Na época, um modelo de organização de carreiras trazia pelo menos três componentes extremamente prejudiciais a direitos adquiridos e históricos dos servidores: a) o subsídio, que elimina vantagens pessoais e evolutivas, degradando salários no médio e longo prazos; b) formas de integração desproporcionais e injustas – a pior delas para os admitidos; c) a quebra da paridade, desconsiderando-se o tempo de carreira dos aposentados,
e provocando-lhes prejuízos financeiros em relação aos ativos em equivalente ou mesmo em inferior posição.
Esta última situação já representava, a propósito, um confisco disfarçado, agravado pela política dos 0,01%.
No seu surgimento, os direitos essenciais ao servidor público, tais como à revisão plena, à estabilidade, à incorporação de vantagens, à paridade, foram tornados princípios estatutários, pois inegociáveis.
Desde então, isto se fazia necessário, pela percepção de um intencional processo de eliminação do servidor público efetivo e estável, sobretudo em favor da privatização e terceirização.
E foi somente o que se sucedeu. Com o teto de gastos, a Reforma da Previdência e com a PEC 32, em processo de tramitação no Congresso Nacional, e outras tantas políticas de aniquilação do servidor concursado.
A situação de fragilização e violação dos direitos dos aposentados foi, neste período, provavelmente a principal preocupação da Anis.
Seja pela crueldade e injustiça destas políticas; seja porque sintomatizam a destruição de todo o serviço público, pois a aposentadoria em conformidade com as remunerações dos ativos é garantia da própria continuidade digna dos servidores.
A Anis continuará lutando contra todas estas políticas de desvalorização, desmoralização e esfacelamento proposital dos serviços e servidores.
Para resistir a tudo isto, somente resta como alternativa a sua participação.
E é para isto que convidamos você, das categorias de Nivel Universitário da Administração, da Saúde, das carreiras de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, e careiras anteriores, a se juntarem a nós e se filiarem à Anis.